Visualizações

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Multimédia

                Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação), ou seja, é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio eletrónico. Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, facto que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada.



Tipos de Multimédia

·        Natureza espácio-temporal

Estáticos : Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, textos e gráficos.

Dinâmicos : Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de média dinâmico.

·         Origem

Capturados : São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador.

Sintetizados : São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.

Modos de divulgação

·         Online : Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efetuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.


         -Vantagens : Através da divulgação de conteúdos multimédia online a principal vantagem com que nos deparamos é a possibilidade de ser acessível a uma maior variedade de pessoas, pois basta ao utilizador aceder a rede para ter ao seu dispor vários conteúdos multimédia.

            -Desvantagens : Normalmente os conteúdos multimédia são ficheiros muito “pesados” contendo centenas de MB. Isto dificulta ao utilizador ter acesso a eles via online, pois é mais difícil e demora mais tempo aceder a esses mesmos conteúdos multimédia.
 
·         Offline : A divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.

                                    -Vantagens : Para o utilizador é mais fácil ter acesso aos dispositivos que façam a divulgação dos conteúdos multimédia como os CD's e os DVD's e é também mais fácil de os utilizar desta forma visto que os CD'sDVD's têm uma maior capacidade de armazenamento sendo assim capazes de armazenar os conteúdos multimédia.              
                
                  - Desvantagens : A desvantagem neste tipo de divulgação de conteúdos é que o utilizador tem de transportar os dispositivos com ele o que os torna menos acessível. Enquanto que pela via online apenas tem de aceder a rede.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Inteligência Artificial é por um lado uma ciência, que procura estudar e compreender o fenómeno da inteligência, e por outro um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana. È uma área de pesquisa da ciência da computação e Engenharia da Computação, dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade racional de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.
Enquanto que o progresso direcionado ao objectivo final de uma inteligência similar à humana tem sido lento, muitas derivações surgiram no processo, como por exemplo :

-PLANEAMENTO : O planeamento está intimamente ligado ao raciocínio. Um programa com capacidade de planear é capaz de fazer escolhas hipotéticas, estabelecer compromissos e ordenar as suas escolhas segundo os critérios que melhor servem os seus objectivos. O planeador consegue ainda avaliar se os compromissos tomados até então conduzem a um plano completo e coerente. Exemplo : ‘’ Deep Blue’’programa da IBM que venceu o campeão mundial de xadrez Kasparov em 1997.
-FALA : A compreensão e o reconhecimento da língua natural foi também desde cedo um dos desafios colocados à Inteligência Artificial, então jovem ciência, com a proposta da tradução automática (um dos primeiros objetivos da Inteligência Artificial que fracassou redondamente).
-DIAGNÓSTICO : Programas de diagnóstico medico baseados na análise probabilística foram capazes de executar tarefas no nível de um médico especialista em diversas áreas da medicina. Exemplos : Heckerman (1991) descreve um caso em que um importante especialista em patologia de gânglios linfáticos ridiculariza o diagnóstico de um programa em um caso especialmente difícil.            

  -ROBÒTICA : Muitos cirurgiões agora utilizam robôs assistentes em microcirurgias. O ‘’HipNav’’ é um sistema que emprega técnicas de visão computacional para criar um modelo tridimensional da anatomia interna de um paciente, e depois utiliza controlo robótico para orientar a inserção de uma prótese de substituição do quadril
SISTEMAS AUTONOMOS

Os sistemas autónomos têm vindo a tomar um lugar relevante no nosso dia-a-dia, invadindo as nossas casas e locais públicos, através de diversos dispositivos de deteção, monitorização e mesmo atuação. São exemplos as redes de câmaras em auto-estradas ou centros comerciais, eletrodomésticos, telefones móveis, PDAs e muitos outros dispositivos que facilitam a operação por utilizadores sem formação tecnológica. Nesta disciplina introduz-se o estudo, de um ponto de vista sistémico, do funcionamento de alguns componentes de tais sistemas, numa perspectiva mais vasta de integração em redes de sensores e atuadores distribuídos e cooperativos, incluindo robôs móveis, dotando só alunos de ferramentas que lhes permitam projectar os sistemas autónomos do futuro.

SISTEMAS PERICIAIS
Sistemas Periciais são aplicações informáticas que têm por objectivo resolver problemas complexos de forma idêntica à utilizada pelos peritos humanos. Nos sistemas periciais é simulado, informaticamente, um sistema que atue do mesmo modo que um perito ou especialista num determinado domínio específico.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

1º TRABALHO!

Interface Gráfica

A interface gráfica constitui um meio de interação entre o utilizador e o computador, que dá a sensação ao utilizador de manipulação direta de objetos, através da utilização de dispositivos de entrada, como por exemplo o rato e o teclado.



Interatividade

A interatividade consiste então na possibilidade do utilizador dar inúmeras instruções ao sistema através de ações efetuadas neste e nos seus objetos, então, ser interativo significa ter capacidade para fornecer e gerar informação num sistema.



Realidade Virtual

 O objetivo desta tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, tornando-se de facto uma das suas realidades temporais. Tem como principal consequência a total abstração do real para o individuo . Mas , por outro lado, pode ser utilizada para trabalho como ,por exemplo, na Medicina , Arquitetura e Engenharia .Dentro deste tema, temos dois sub-temas :
      -Na realidade imersiva o utilizador está incluido e sente-se dentro do ambiente podendo interagir com os elementos.
     -A realidade não imersiva o utilizar está fora do ambiente , não podendo interagir com este .



Dispositivos uilizados na Realidade Virtual

 Para interagirmos com a realidade virtual podemos utilizar os seguintes dispositivos: rato, teclado, monitor, joystick, capacete de visualização, luva de dados, auscultadores...