Visualizações

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Multimédia

                Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação), ou seja, é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio eletrónico. Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, facto que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada.



Tipos de Multimédia

·        Natureza espácio-temporal

Estáticos : Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, textos e gráficos.

Dinâmicos : Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de média dinâmico.

·         Origem

Capturados : São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador.

Sintetizados : São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.

Modos de divulgação

·         Online : Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efetuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.


         -Vantagens : Através da divulgação de conteúdos multimédia online a principal vantagem com que nos deparamos é a possibilidade de ser acessível a uma maior variedade de pessoas, pois basta ao utilizador aceder a rede para ter ao seu dispor vários conteúdos multimédia.

            -Desvantagens : Normalmente os conteúdos multimédia são ficheiros muito “pesados” contendo centenas de MB. Isto dificulta ao utilizador ter acesso a eles via online, pois é mais difícil e demora mais tempo aceder a esses mesmos conteúdos multimédia.
 
·         Offline : A divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.

                                    -Vantagens : Para o utilizador é mais fácil ter acesso aos dispositivos que façam a divulgação dos conteúdos multimédia como os CD's e os DVD's e é também mais fácil de os utilizar desta forma visto que os CD'sDVD's têm uma maior capacidade de armazenamento sendo assim capazes de armazenar os conteúdos multimédia.              
                
                  - Desvantagens : A desvantagem neste tipo de divulgação de conteúdos é que o utilizador tem de transportar os dispositivos com ele o que os torna menos acessível. Enquanto que pela via online apenas tem de aceder a rede.

Sem comentários:

Enviar um comentário